voltar a Tunas

Tunas profissionais

Os resultados da pesquisa realizada em publicações especializadas em música e em jornais locais e regionais permite sustentar que a constituição de tunas por profissionais de uma mesma área de atividade profissional se iniciou no final do século XIX, intensificando-se nas primeiras décadas do século seguinte. Algumas destas tunas surgiram em associações profissionais pré-existentes, como os Ateneus Comerciais. Outras foram instituídas como entidades autónomas, por iniciativa de empregados de uma mesma empresa ou de indivíduos de uma mesma profissão.

A constituição de uma tuna configurou, muitas vezes, um ponto de partida para a edificação de instituições de carácter mais amplo, com um relevante papel social, cultural e educativo. Por esta razão, o termo ‘tuna’ foi utilizado para fazer referência não apenas a agrupamentos musicais, mas também a associações com outras valências para além das tunas, tais como bibliotecas, centros de ensino, grupos dramáticos, grupos excursionistas e outros agrupamentos musicais.

A primeira tuna constituída em contextos profissionais documentada no âmbito deste projeto foi a Tuna do Diário de Notícias, fundada em Lisboa em 1896 por tipógrafos deste jornal (Coelho e Silva 1987). Nas primeiras décadas do século XX foram fundadas tunas exclusivamente constituídas por profissionais de áreas de atividade específicas, tais como comerciantes, operários de fábricas e indústrias gráficas, marceneiros, barbeiros, costureiras ou alfaiates.

Referências:
Coelho, Guilherme e Silva, José (ed.). 1897. Diário de Notícias - número único comemorativo do 1.º aniversário da Tuna do Diário de Notícias. Lisboa, 25 de Dezembro de 1897.

Publicações periódicas:
A Arte Musical
Echo Musical
Flor do Tâmega
Gazeta de Coimbra
Ilustração Portuguesa
O Zé

Sugestões de leitura:
Capela, Conceição e Cruz, Leonor (2010) “Tuna” in Castelo-Branco, Salwa (dir.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores. Vol. 4, 1281-1284.
Coelho, Eduardo, Silva, Jean-Pierre, Sousa, João Paulo e Tavares, Ricardo. 2012. QVID TVNAE? A Tuna Estudantil em Portugal. Porto, Viseu e Lisboa: CoSaGaPe.
Correia, Rosa de Lurdes Matias Pires. 2013. O Conselho nacional das Mulheres Portuguesas: A Principal Associação de Mulheres da Primeira Metade do Século XX (1914-1947). Dissertação de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres: As Mulheres na Sociedade e na Cultura. Tese apresentada à FCSH da UNL, realizada sob a orientação de Manuel Gaspar da Silva Lisboa.
Freitas, Pedro de. 1946. História da Música Popular em Portugal. Lisboa: Custódio Cardoso Pereira & C.ª.
Marques, Rui (2017) “Tuna” in Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, Vol. XI – Genres: Europe, ed. David Horn; John Shepherd. New York: Bloomsbury Publishing, 785-786. ISBN: 978-1-5013-2610-3.
Ramalho, Hélder e Morgado, Fernando. 2012. Tuna Operária de Sintra: 100 anos de Recreio, Cultura e Desporto. Sintra: Tuna Operária de Sintra. Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António d’Aguiar. 2000. Revista do Centenário. Évora: SOIR.

Apoios