voltar a Mangualde

União das freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta

Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta é uma freguesia do concelho de Mangualde e distrito de Viseu com 45,64 km2 e 10 407 habitantes, segundo os censos 2011.

Algumas das festas realizadas ao longo do ano são a festa de Nossa Senhora do Castelo, as Festas da Cidade, a Feira dos Santos, as festas de São Pedro (Mesquitela e Cunha Alta) ou a festa de São Mamede (Mesquitela)

As principais áreas de atividade económica são a agricultura e exploração de Minérios na Mesquitela, o comércio, a vitivinicultura e a indústria automóvel em Mangualde e a agricultura e o pequeno comércio na Cunha Alta.

Alguns do património edificado inclui: Casa da Portelada, Casa de São Cosmado, Relógio Velho, Capela de Nossa Senhora do Castelo, Citânia de Raposeira, Capela do Rebelo, Casa de Almeidinha, Igreja da Misericórdia de Mangualde, Igreja de São Julião e Casa dos Condes de Anadia, Casa da Mesquitela, Casa da Portela, Igreja Matriz da Cunha Alta e Ermida de Nossa Senhora da Saúde (Cunha Alta).

Algumas das coletividades que ainda hoje mantém atividade cultural nesta freguesia são: Centro Recreativo e Desportivo da Mesquitela; Rancho Folclórico “Os Camponeses da Mesquitela”, Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe e Tuna de Mourilhe, Associação Cultural, Social e Recreativa da Cunha Alta, Pedras Vivas – Associação Cultural e Desportiva da Cunha Alta e Rancho Folclórico “Os Unidos da Cunha Alta”. Na primeira década do séc. XX existiu ainda a Banda de Mangualde, no entanto, esta foi extinta nos anos 50 do século XX, à qual se seguiu o Grupo de Jazz “Os Azuraras de Mangualde”, também extintos.

Instituições

Figuras

Eventos

Periódicos

Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.