O Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes: a construção da sede.
Descrição:
Entrevista realizada a Álvaro Rodrigues de Carvalho na loja comercial de Álvaro Rodrigues de Carvalho, no dia 3 de Dezembro de 2016. Serralheiro e nascido em Serrazes, concelho de São Pedro do Sul, em 1939, Álvaro Rodrigues de Carvalho é sócio número um e um dos dois fundadores do Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes, em 1979, juntamente com o professor (do primeiro ciclo) Lobato. Os dois fundadores fizeram ‘recolhas’ junto dos habitantes de Serrazes mais idosos e organizaram festivais de folclore de âmbito nacional e internacional e federaram o Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes na Federação do Folclore Português. Apesar de localmente nos contextos de trabalho das sachas do milho, das ceifas e das malhas, haver memória de práticas vocais a duas e três vozes, os dois fundadores não se interessaram por essa documentação. E, uma vez que não fizeram parte dessas ‘recolhas’, o rancho não integra essas práticas no seu repertório porque, segundo Álvaro Rodrigues de Carvalho, o Rancho apenas representa aquilo foi ‘recolhido’ pelos dois fundadores. A construção do edifício da sede do Rancho foi iniciada com um apoio do Estado no âmbito do programa para Trabalhos de Natureza Simples, na década de 1990, não tendo sido concluídas.
Neste excerto da entrevista, Álvaro Rodrigues de Carvalho fala sobre a sede do rancho e o apoio que teve para a sua construção (que se encontra inacabada).
O Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes: as recolhas realizadas pelos fundadores
Descrição:
Entrevista realizada a Álvaro Rodrigues de Carvalho na loja comercial de Álvaro Rodrigues de Carvalho, no dia 3 de Dezembro de 2016. Serralheiro e nascido em Serrazes, concelho de São Pedro do Sul, em 1939, Álvaro Rodrigues de Carvalho é sócio número um e um dos dois fundadores do Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes, em 1979, juntamente com o professor (do primeiro ciclo) Lobato. Os dois fundadores fizeram ‘recolhas’ junto dos habitantes de Serrazes mais idosos e organizaram festivais de folclore de âmbito nacional e internacional e federaram o Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes na Federação do Folclore Português. Apesar de localmente nos contextos de trabalho das sachas do milho, das ceifas e das malhas, haver memória de práticas vocais a duas e três vozes, os dois fundadores não se interessaram por essa documentação. E, uma vez que não fizeram parte dessas ‘recolhas’, o rancho não integra essas práticas no seu repertório porque, segundo Álvaro Rodrigues de Carvalho, o Rancho apenas representa aquilo foi ‘recolhido’ pelos dois fundadores. A construção do edifício da sede do Rancho foi iniciada com um apoio do Estado no âmbito do programa para Trabalhos de Natureza Simples, na década de 1990, não tendo sido concluídas. Neste excerto da entrevista, Álvaro Rodrigues de Carvalho fala sobre as ‘recolhas’ que os dois fundadores realizaram em Serrazes.
O Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes: as vantagens de um rancho estar federado na Federação Portuguesa de Folclore
Descrição:
Entrevista realizada a Álvaro Rodrigues de Carvalho na loja comercial de Álvaro Rodrigues de Carvalho, no dia 3 de Dezembro de 2016. Serralheiro e nascido em Serrazes, concelho de São Pedro do Sul, em 1939, Álvaro Rodrigues de Carvalho é sócio número um e um dos dois fundadores do Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes, em 1979, juntamente com o professor (do primeiro ciclo) Lobato. Os dois fundadores fizeram ‘recolhas’ junto dos habitantes de Serrazes mais idosos e organizaram festivais de folclore de âmbito nacional e internacional e federaram o Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes na Federação do Folclore Português. Apesar de localmente nos contextos de trabalho das sachas do milho, das ceifas e das malhas, haver memória de práticas vocais a duas e três vozes, os dois fundadores não se interessaram por essa documentação. E, uma vez que não fizeram parte dessas ‘recolhas’, o rancho não integra essas práticas no seu repertório porque, segundo Álvaro Rodrigues de Carvalho, o Rancho apenas representa aquilo foi ‘recolhido’ pelos dois fundadores. A construção do edifício da sede do Rancho foi iniciada com um apoio do Estado no âmbito do programa para Trabalhos de Natureza Simples, na década de 1990, não tendo sido concluídas. Neste excerto da entrevista, Álvaro Rodrigues de Carvalho fala sobre as vantagens da Federação do Folclore Português. Neste excerto da entrevista, Álvaro Rodrigues de Carvalho fala as vantagens de um rancho estar federado na Federação Portuguesa de Folclore.
O Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes: a ‘verdade folclórica’
Descrição:
Entrevista realizada a Álvaro Rodrigues de Carvalho na loja comercial de Álvaro Rodrigues de Carvalho, no dia 3 de Dezembro de 2016. Serralheiro e nascido em Serrazes, concelho de São Pedro do Sul, em 1939, Álvaro Rodrigues de Carvalho é sócio número um e um dos dois fundadores do Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes, em 1979, juntamente com o professor (do primeiro ciclo) Lobato. Os dois fundadores fizeram ‘recolhas’ junto dos habitantes de Serrazes mais idosos e organizaram festivais de folclore de âmbito nacional e internacional e federaram o Rancho Folclórico da Freguesia de Serrazes na Federação do Folclore Português. Apesar de localmente nos contextos de trabalho das sachas do milho, das ceifas e das malhas, haver memória de práticas vocais a duas e três vozes, os dois fundadores não se interessaram por essa documentação. E, uma vez que não fizeram parte dessas ‘recolhas’, o rancho não integra essas práticas no seu repertório porque, segundo Álvaro Rodrigues de Carvalho, o Rancho apenas representa aquilo foi ‘recolhido’ pelos dois fundadores. A construção do edifício da sede do Rancho foi iniciada com um apoio do Estado no âmbito do programa para Trabalhos de Natureza Simples, na década de 1990, não tendo sido concluídas. Neste excerto da entrevista, Álvaro Rodrigues de Carvalho fala sobre o que considera ser a ‘verdade folclórica’.
Periódicos
Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.
Notícia que descreve festividade religiosa realizada em Serrazes em honra da Nossa Senhora do Bom Sucesso, contando com a participação de uma banda filarmónica, sendo apontado que "há 15 anos que não colaborava na festividade litúrgica uma banda de música".
Detalhes complementares:
Sem autor. 1956. "Serrazes - Festividade". Tribuna de Lafões. Ano 4/nº88:6. 30 de Agosto de 1956.
Notícia do jornal Gazeta da Beira, edição n.º 22, de 25 de maio de 1983, sobre a realização do 1º Festival de Folclore de Serrazes em 15 de maio de 1983.
Notícia do jornal Gazeta da Beira, edição n.º 48, de 25 de junho de 1984, sobre a realização do 2º Festival de folclore de Serrazes em 17 de junho de 1984.
Serrazes - Primeiro Aniversário do Rancho da Freguesia de Serrazes
Descrição:
Notícia que descreve festejos do aniversário do Rancho de Serrazes.
Detalhes complementares:
Almeida, Armando de Figueiredo. 1980. "Serrazes - Primeiro Aniversário do Rancho da Freguesia de Serrazes". Tribuna de Lafões. Ano 28/nº784_85:8. 15 de Junho de 1980.
«Tribuna de Lafões de Lafões» Esteve com o Rancho de Serazes - S. Pedro do Sul (Lafões), em ocasião de Festival (Na Defesa do Património Artítisco e Cultural da Região)
Descrição:
Entrevista ao Rancho de Serrazes relativa à sua realização do I Festival de Folclore por eles realizado.
Detalhes complementares:
Bizarro, Luís Manuel Valentim. 1983. "«Tribuna de Lafões de Lafões» Esteve com o Rancho de Serazes - S. Pedro do Sul (Lafões), em ocasião de Festival (Na Defesa do Património Artítisco e Cultural da Região)". Tribuna de Lafões. Ano 31/nº889_90:1,2. 15 de Maio de 1983.