Canto homorrítmico a três vozes, com coro misto
Modo Jónio em Ré
Inicia com uma voz (principal); as outras duas entram depois, em simultâneo
Ritmo: - tanto o tactus como o ritmo são muito variáveis; a escrita rítmica é meramente uma aproximação
Não é concebível o conceito de ritmo mensurado em compassos nesta canção; não obstante, momentos de maior densidade de energia existem, gerando o traço estrutural pré-frásico e são indicados com um sinal sobre a nota
Afinação: - como regra, a canção está no modo jónio, em Ré; não obstante, as variações de afinação são muitas. As opções de escrita foram: 1 – se uma determinada altura está assumidamente numa nota da escala convencional, mesmo com variações de afinação, é essa nota que é escrita.
2 – se uma determinada altura está entre duas notas da escala convencional, escreve-se a que está mais perto, com um sinal por cima (+) querendo significar que está muito alta ou (-) querendo significar que está muito baixa. Em qualquer dos casos opta-se por não se julgar o teor da afinação, na dicotomia de certa ou errada; dito de outro modo, opta-se por não se “corrigir” por quantização com a escala convencional a afinação espontânea encontrada.
Portamentos: A canção é praticamente toda percorrida com portamentos; no entanto, ás vezes, esse gesto de condução melódica é mais pronunciado. Nesses casos é indicado com uma linha de uma nota para outra.
Áudio:
http://anossamusica.web.ua.pt/anm/files/1547142363_Eito%20fora_1940_Vila%20Maior_SPSul_37.8.mp3