Jorge Castro Ribeiro

É doutorado em Música (Etnomusicologia) pela Universidade de Aveiro onde é Professor Auxiliar. Licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Realizou investigação sobre música e práticas musicais em Portugal continental, na Madeira, em Cabo Verde e no Brasil a partir de enfoques científicos multidisciplinares com base na etnomusicologia, na musicologia histórica, nos estudos de música popular e nos estudos culturais. Nestes contextos desenvolveu trabalho de campo e pesquisa em arquivos e centros de documentação.

Os seus domínios principais de interesse científico são a música cabo-verdiana, a música em Portugal, a migração, os estudos poscoloniais, a música e educação, a música no espaço lusófono e música como património cultural imaterial. Tem publicações a nível nacional e internacional, incluindo livros, artigos, ensaios e gravações etnográficas e apresentou comunicações académicas em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Moçambique e África do Sul.

Paralelamente à actividade académica de investigação em música, desde há duas décadas desenvolve regularmente actividade pública de divulgação musical em concertos de música erudita. É vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música, no Porto.