Doutorada em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é Professora Auxiliar Convidada, Diretora do curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro e Investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança.
Desenvolveu investigação de arquivo e de campo em Portugal, França e na Suíça, as quais resultaram em publicações sobre: folclore e folclorização, música e emigração, comunidades musicais, música e movimento sociais, indústrias culturais e música de expressão local. Publicações recentes incluem Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940); Folclore e Folclorização no Montijo: trânsitos e encontros da música e da dança (com Jorge Castro Ribeiro); Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal (com Manuel Deniz Silva); “O fado: Destinos e oportunidades do ‘ser português’” (ed. Heloísa Valente); “Mapping “Portuguese music”: the Armando Leça Collection (1939-40)” (In: International Forum on Audio-Visual Research. Jahrbuch des Phonogrammarchivs 5. Wien: Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften); Vozes ao Alto Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos; 2014. Alentejo, Vozes e Estéticas em 1939-40. Edição crítica de Registos Sonoros de Armando Leça.
Participou em vários projetos de investigação desenvolvidos no INET-MD e patrocinados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Coordenou o projeto de investigação “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e prepara a edição crítica dos registos sonoros da “Recolha Folclórica” realizada em 1939-40, por Armando Leça. Coordena o projecto A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.