Mangualde é um concelho do distrito de Viseu, pertencente à região da Beira Alta e subregião de Dão-Lafões. Com cerca de 7 300 habitantes, é o segundo maior concelho do distrito. Dele fazem parte as freguesias de Abrunhosa-a-Velha, Alcafache, Cunha Baixa, Espinho, Fornos de Maceira Dão, Freixiosa, Mesquitela, Mangualde e Cunha Alta, Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato, Quintela de Azurara, Santiago de Cassurães e Póvoa de Cervães, São João da Fresta e Tavares. O concelho é limitado a norte pelo município de Penalva do Castelo, a leste por Fornos de Algodres, a sueste por Gouveia, a sul por Seia, a sudoeste por Nelas e a noroeste por Viseu.
O seu primeiro nome foi Azurara da Beira pois, segundo a lenda, no lugar da atual Ermida de Nossa Senhora do Castelo havia um castelo de um mouro chamado Zurão e por isso, a região onde habitava o Zurão era Azurara.
O concelho é muito conhecido por celebrar festas como a Festa de Nossa Senhora do Castelo ou a Feira dos Santos, mas também pelo património, como a Casa dos Condes de Anadia, o Solar de Almeidinha, a Ana da Cunha Baixa, a Casa da Mesquitela, entre outros. No associativismo cultural há atividade ligada às bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos de cantares e tunas. As práticas de bordados e tapeçaria são também muito apreciadas pelos visitantes.