Voltar a Músicos

Manuel Eliseu

Manuel José Pessoa Eliseu nasceu em Coimbra a 15 de Fevereiro de 1907. Iniciou a sua atividade musical aos 8 anos de idade, como instrumentista da Filarmónica União Taveirense. Em 1926, após vários anos de aprendizagem como autodidata, submeteu-se a provas de executante e chefe de orquestra, por exigência da Associação de Classe dos Músicos Portugueses (ACMP), sem a autorização da qual não poderia exercer atividade profissional. Após a aprovação da ACMP, Eliseu iniciou um percurso artístico marcado pela participação em diversas orquestras, como violinista e maestro.

Integrou vários grupos musicais vocacionados para a animação de hotéis. Entre as décadas de 1930 e 1960 fundou e dirigiu várias orquestras, nomeadamente a Coimbra Orquestra Jazz, a Orquestra Conimbricense (também designada em documentos da época Elyseu Orquestra Jazz), a Taveirense Orquestra Jazz, a  Orquestra Barbosa Ribeiro e a Orquestra Variedades (Diário de Coimbra, 24-12-1975). Dirigiu a Filarmónica de Penela e a Tuna Souselense (1938).

Eliseu destacou-se como compositor e arranjador de obras musicais para os diversos grupos que fundou e dirigiu. Colaborou regularmente com a Casa Olímpio Medina, sediada em Coimbra, que editou várias composições musicais da sua autoria.

Desempenhou o cargo de professor de música na delegação da F.N.A.T. de Coimbra, tendo a seu cargo a direção artística de diversos grupos musicais com os quais se apresentou em eventos organizados por estruturas corporativas como as Casas do Povo, os Centros de Recreio Popular ou os Centros de Alegria no Trabalho. Nas décadas de 1960 e 1970 foi responsável pela orientação de grupos como a Orquestra da Sociedade Central de Cervejas e o Grupo Recreativo do Pessoal das Fábricas Triunfo. Entre 1963 e 1972 dirigiu o Grupo de Variedades da delegação da FNAT de Coimbra. Faleceu em Coimbra, em 1978.

 

Referencias:

S.a. 1975. Cinquenta anos ao serviço da Música. Diário de Coimbra, 24 de Dezembro.

 

Autor: Rui Marques

 

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Periódicos

Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Manuscrito musical

Clique nas imagens para visualizar os manuscritos musicais e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios