sem fotografia

Manuel Abreu (n. Cáceres, Espanha, 27 de Set. 1943). Iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade, na Casa Pia de Lisboa, instituição na qual frequentou o Curso Industrial. Integrou a Banda de Música desta instituição como trompetista e chefe de naipe. Após a conclusão dos seus estudos fez parte da Filarmónica da Sociedade Musical União do Beato, do Coro da Academia de Amadores de Música de Lisboa (então dirigido por Fernando Lopes-Graça) e do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos. Após fixar-se em Coimbra formou o grupo de música tradicional Quarteto Mondego. Integrou também o Grupo de Cordas e Cantares do Ateneu de Coimbra e a tocata do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra. Dirigiu a Tuna Souselense (entre 1992 e 1995) e os grupos de música popular da Associação Cultural e Recreativa do Areeiro, da paróquia de Trouxemil, da Casa do Pessoal das Finanças de Coimbra e do Grupo de Cantares de Condeixa. Leccionou nas escolas de música da Casa do Povo de Penacova e do Centro Cultural e Recreativo das Carvalhosas. Colabora frequentemente com grupos folclóricos e de música popular portuguesa. Fundou o Grupo de Cordas Allegro, que dirigiu entre 1996 e 2010 (entr. Manuel Abreu 2016).

Autor: Rui Marques

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Manuscrito musical

Clique nas imagens para visualizar os manuscritos musicais e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios