Voltar a Músicos

Tiago Velez

"Nascido em Portalegre, iniciou muito novos os estudos de música com o sub-chefe da Banda de Infantaria 22, Francisco Baia. Em 1935 classificou-se em primeiro lugar num concurso para a Banda da Guarda Nacional Republicana. Desde então passou a ocupar no meio musical lisboeta destacadas posições, creditando-se através de recitais da E.N., alcançando mensão honrosa no Concurso da Rádio organizado também pela E.N. ocupando o lugar de 1ª Flauta-solista na Banda da Guarda e em várias orquestras de ópera, individualizando-se fortemente num Concurso Internacional para as Orquestras da Rádio Irlandesa, etc. 

Em 1947, José Tiago Velez foi convidado para 1º Flautista da Orquetsra Sinfónica do Porto, tendo então executado o Concerto para Flauta e Orquestra, de Mozart, de uma forma que lhe valeu acolhimento da crítica e do público. 

Promovido a Sub-Chefe da Banda de Música em 1959, este instrumentista ocupa hoje, com igual brilho, os lugares de chefe de naipe da Banda da Guarda Nacional Republicana e da Orquestra Filarmónica de Lisboa."

Fonte: Folha de sala de concerto a solo, encontrada no espólio de Ivo Cruz, sito na Biblioteca Nacional de Portugal.

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Programas, Convites, Cartazes

Clique nas imagens para visualizar os documentos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios