"Nascido em Portalegre, iniciou muito novos os estudos de música com o sub-chefe da Banda de Infantaria 22, Francisco Baia. Em 1935 classificou-se em primeiro lugar num concurso para a Banda da Guarda Nacional Republicana. Desde então passou a ocupar no meio musical lisboeta destacadas posições, creditando-se através de recitais da E.N., alcançando mensão honrosa no Concurso da Rádio organizado também pela E.N. ocupando o lugar de 1ª Flauta-solista na Banda da Guarda e em várias orquestras de ópera, individualizando-se fortemente num Concurso Internacional para as Orquestras da Rádio Irlandesa, etc.
Em 1947, José Tiago Velez foi convidado para 1º Flautista da Orquetsra Sinfónica do Porto, tendo então executado o Concerto para Flauta e Orquestra, de Mozart, de uma forma que lhe valeu acolhimento da crítica e do público.
Promovido a Sub-Chefe da Banda de Música em 1959, este instrumentista ocupa hoje, com igual brilho, os lugares de chefe de naipe da Banda da Guarda Nacional Republicana e da Orquestra Filarmónica de Lisboa."
Fonte: Folha de sala de concerto a solo, encontrada no espólio de Ivo Cruz, sito na Biblioteca Nacional de Portugal.