Voltar a Maestros/Ensaiadores

Luís Pinto de Albuquerque Stokler

sem fotografia

Luís Pinto de Albuquerque Stokler, filho de D. Maria Joana Pinto de Melo Stokler Viscondessa de Valongo  e de Luis de Albuquerque do Amaral Cardoso, da Casa do Arco de Viseu. Foi o fundador em Seia do Orpheon 1º de Setembro, em 1895, no âmbito da Comissão das Obras do Grande Túnel da Serra da Estrela. Reorganizou o Orfeon Académico de Coimbra, em 1899, para participar no Centenário da Sebenta, entre 28 e 30 de Abril de 1899, numa paródia aos inúmeros centenários comemorados nessa década (de Camões, Marquês de Pombal, Santo António, Infante D. Henrique, Almeida Garrett). A regência de Luís Stokler foi comentada na imprensa local: “regido pelo elegante Luis de Albuquerque Stockler, também talentoso artista, mas cábula e boémio de inexcedível categoria, o que não o impediu de vir a formar-se em Direito e de boa conta ter dado dos seus merecimentos profissionais e intelectuais. Representou-se o Auto da Sebenta, de Afonso Lopes Vieira, e o Orfeon, além dalgumas canções, cantou o Hino da Sebenta, musicado por Stockler" (Soares 1955).

Fontes: Marques, Rui (2014). “A magia da arte – música, cidadania e filantropia. O caso do Orfeon Académico de Coimbra (1908-1912)” VI Jornadas de Estudiantes de Musicología y Jóvenes Musicólogos. Barcelona: Escola Superior de Música de Catalunya Soares, A. J. [1955] Exposição evocativa da vida do Orfeon Académico de Coimbra. Coimbra: s.e

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Periódicos

Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios