Joaquim Maria Simões Pleno nasceu a 15 de Outubro de 1908 em Ferreira-a-Nova, no concelho da Figueira da Foz. Iniciou os estudos musicais com o pai, Manuel Maria Pleno, e integrou a Filarmónica Santanense (dirigida pelo pai) como instrumentista de flautim, aos oito anos de idade (entr. Sílvio Pleno 2013).

Iniciou-se como regente de banda com apenas 17 anos de idade, em 1925, sucedendo a Carlos Pleno, seu tio, na regência da Banda de Liceia (Lopes 1997, 5). Em 1926 sucedeu ao pai como regente da Filarmónica Pampilhosense, na Pampilhosa, localidade onde fixou residência por volta de 1935, após o seu casamento. Dirigiu a Filarmónica Pampilhosense durante 64 anos, sendo substituído em 1990 pelo seu filho Manuel Lindo Pleno (entr. Sílvio Pleno 2013). Dirigiu, para além das bandas referidas, a Filarmónica Arazedense (Arazede), a Filarmónica Fraternidade Poiarense (Vila Nova de Poiares), a Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 d’Agosto (Barcouço) e a Sociedade Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias, bem como a Tuna de Souselas (Coimbra) e a Tuna de Franciscas (Cantanhede). Desenvolveu atividade enquanto ensaiador e instrumentista em orquestras denominadas “jazzes”. A partir do final da década de 1930 dirigiu a Orquestra-Jazz Danúbio Azul, sediada em Souselas e constituída por instrumentistas da Tuna Souselense e da Filarmónica Pampilhosense.

Joaquim Pleno destacou-se também como compositor. Entre 1936 e meados da década de 1960 trabalhou como compositor e arranjador ao serviço da Casa Olímpio Medina, sediada em Coimbra. Após a sua desvinculação desta casa comercial continuou a compor (por encomenda) para bandas, tunas, ranchos folclóricos, orquestras típicas, orquestras ligeiras e agrupamentos de teatro e de revista da região da Pampilhosa e concelhos limítrofes (Bento 2010, 1015). Em 1991 foi distinguido com a medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal da Mealhada. Em 1999 o seu nome foi atribuído ao coreto da vila da Pampilhosa, numa homenagem da população local. Faleceu a 29 de Junho de 2001, com 92 anos de idade.

 Bibliografia

Bento, Pedro (2010) “Pleno” in Castelo-Branco, Salwa (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores. Vol. 3 (p. 1015-1016).

Lopes, José Machado. 1997. Maestro Joaquim Simões Pleno: Uma vida com música. Pampilhosa: GEDEPA – Grupo Etnográfico da Defesa do Património e Ambiente da Região de Pampilhosa.

Museu de Etnomúsica da Bairrada. 2015. Joaquim Simões Pleno – Figuras da Música da Bairrada n.º 3. Oliveira do Bairro: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

 Entrevistas

Sílvio Pleno, Pampilhosa, Maio de 2013.

 

Autor: Rui Marques

Manuscrito musical

Clique nas imagens para visualizar os manuscritos musicais e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios