Voltar a Músicos

Manuel Miranda

Manuel Miranda (n. Aboadela, Amarante, 9 jun. 1955). Iniciou-se na construção de instrumentos musicais "por hobby". Considera que esta ocupação constitui "um constante desafio", que permite testar as suas capacidades. Dedica-se à construção de violinos e rabecas chuleiras desde cerca de 2010. Passou a construir para responder a encomendas de clientes em 2013. Os seus trabalhos são sobretudo solicitados por grupos e associações musicais, como a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga, a Associação Pé de Chumbo e a Associação Filhos da Pauta. Está integrado em vários projetos musicais, nomeadamente o grupo de musica tradicional Propagode, a Tuna de Ansiães, o Rancho Folclórico de Riba Tâmega e o grupo Amigos da Viola Amarantina. Nestes grupos, toca violino e rabeca chuleira. Juntamente com outros colegas, encetou recentemente "uma tentativa para recriar a extinta chula de Carvalho de Rei, grupo muito conhecido e apreciado" no concelho de Amarante.

 

Fonte: Resposta ao questionário "Levantamento de dados sobre construtores de cordofones em atividade em Portugal" (2020), realizado no âmbito do projeto "EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI" (POCI-01-0145-FEDER-031782).

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios