Voltar a Maestros/Ensaiadores

António Duarte Neves

Foi incorporado no serviço militar obrigatório em Junho de 1968 e, em Setembro seguinte, ingressou na Banda de Música da Força Aérea, como executante de clarinete, onde se manteve até 1974. O serviço militar não o afastou da regência da Banda Nova que, durante a sua direção artística, ganhou qualidade, adotou um novo estilo de interpretação "militarizado" e estendeu as suas atuações de norte a sul do país e, mais tarde, ao estrangeiro.

Profissionalmente, o Professor Duarte Neves valorizou-se, sendo titular dos cursos de composição e superior de violino. Quando terminou o serviço militar, ingressou como violinista na Orquestra Filarmónica de Lisboa e na Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos. Integrou as Orquestras Calouste Gulbenkian e da Radiodifusão Portuguesa e participou em atuações das Orquestras de Ópera de Trieste e Veneza. Em 1981 passou a lecionar educação musical e violino no Conservatório de Aveiro.

O Prof. Duarte Neves dirigiu superiormente a Banda Nova de Fermentelos até Dezembro de 1985. Era, então, professor de educação musical e violino no Conservatório de Música de Aveiro e havia tempo que assumira a regência da Banda da Amizade, desta cidade, onde passou a ser remunerado. A Banda Nova, pretendendo garantir os serviços exclusivos do seu maestro, não dispunha, contudo, de recursos financeiros que lho permitissem. Após reunião com Duarte Neves, a Direcção da Associação prescindiu dos seus serviços, ao fim de dezoito anos de regência.

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios