Voltar a Músicos

Bernardino da Cruz Curado

Bernardino da Cruz Curado foi músico da Banda de Música e dirigente, por várias vezes, da Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA) de Pinhal Novo. Faleceu no dia 24/08/1982, com 77 anos de idade, devido a uma operação à vesícula mal sucedida.

No dia 18/12/1982, a Banda da SFUA realizou um concerto de homenagem a Bernardino Curado, tendo sido descerrada uma lápide evocativa do músico.

Uma breve biografia deste músico foi feita pelo Linha do Sul, Boletim da Coopinhal: “Em 1924, com dezanove anos de idade, já músico feito, entra pela primeira vez nos Corpos Gerentes da SFUA, como Escrutinador da Mesa da Assembleia Geral. O ano de 1924 é um ano atribulado na vida da SFUA, tendo-se registado uma cisão que deu origem ao aparecimento de uma nova coletividade, a ‘Capricho’, cuja vida foi, de resto, curta. Por isso aconteceram três eleições nesse ano. De todas as vezes Bernardino Curado esteve do lado certo: do lado dos que souberam defender a sua coletividade daquilo que o tempo se encarregou de provar não ser mais do que uma aventura inconsequente. Desde aí, Bernardino Curado, não deixaria de desempenhar na SFUA um papel ativo e exemplar, com a sua força, a sua determinação; com moderação mas com coragem; por vezes com paciência ilimitada. Com o andar dos anos, a sua palavra, acabava por muitas vezes ser a última, a indiscutível, não pela força, mas pela sensatez.

Após a experiência de 1924, Bernardino Curado, prossegue à frente dos destinos da SFUA em 1925, como membro do Conselho Fiscal. Em 1929 é vogal da Direção. Em 1930 volta ao Conselho Fiscal. Em 1933 é eleito Tesoureiro. Onze anos mais tarde volta como Presidente da Direção, cargo que volta a ocupar no ano seguinte. Nos anos de 1946 e 1947, é Vice-Presidente da Direção. Nos anos de 1948 e 1949 é de novo Presidente da Direção. Em 1950 é Vice-Presidente da Direção e em 1951 é eleito Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Em 1956 e 1957 faz parte do Conselho Fiscal e 1964 volta a ocupar com humildade o lugar de vogal da Direção. Em 1965 e 1966 é de novo Vice-Presidente da Direção. Pertence ao Conselho Fiscal em 1967 e nos três anos seguintes – 1968, 1969 e 1970 – volta a ocupar o cargo de Vice-Presidente da Direção. Finalmente em 1974 ocupa pela última vez um cargo na lista dos Corpos Gerentes como membro do Conselho Fiscal. Continua porém, apesar dos seus 70 anos, como sempre ligado à Banda, de que era regente substituto e figura de indiscutível prestígio e autoridade.

Com o seu desaparecimento a SFUA perde uma das figuras que mais longa e devotamente se lhe dedicaram.

[…]

Nota: Com 25 presenças nos Corpos Gerentes da SFUA, Bernardino Curado apenas é ultrapassado por Álvaro Tavares, que conta 30, 19 das quais como Presidente da Mesa da Assembleia Geral.”

 

Sousa, Aníbal de (1982). “Bernardino Curado: O último concerto”. Linha do Sul: Boletim da Coopinhal – Cooperativa de Consumo Popular Pinhalnovense, 14. Palmela, p.3

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Periódicos

Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Vídeos

Clique nas imagens para reproduzir os vídeos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios