Agostinho Candeias Formando nasceu no dia 11 de agosto de 1952, na localidade de Chancelaria, concelho de Alter do Chão. Chico da Cana é o seu nome artístico. Residiu com os avós e aos sete anos começou a trabalhar, sendo responsável por guardar perus. O avô Agostinho deu-lhe uma gaita-de-beiços com oito vozes. Enquanto guardava os perus treinava insistentemente. À noite acompanhava o avô que tocava harmónico diatónico.
Quando era jovem e trabalhava na Herdade do Rio Frio, tocou em bailes. Chegou a ser convidado para ir tocar em bailes em Almeirim.
Foi convidado para o Rancho Folclórico do Rio Frio porque tocava cana. Atualmente, constrói canas (um instrumento também conhecido como rouxinol do caniço) para diferentes grupos.
Desde 1999, organiza anualmente na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo o Encontro de tocadores de gaita-de-beiços, um evento que tem visto aumentar o número de participantes.
Em 2018 é ensaiador do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo e é guarda da Herdade do Rio Frio, profissão que assume desde há 26 anos.
Durante a entrevista concedida, tocou várias modas de baile do seu repertório. Algumas foram acompanhadas pela filha na cana.
Maria do Rosário Pestana