Voltar a Músicos

Francisco António Branco Serrano

Acordeonista, Francisco António Branco Serrano (Chico Montemor), nasceu em 1951 freguesia de Vale de Frades, concelho da Vidigueira e reside no concelho de Palmela.

Ainda criança, foi residir com os pais para o concelho de Montemor-o-Novo. Adquiriu a primeira concertina (harmónio diatónico) com onze anos, tendo começado por tocar de ouvido, participando no Rancho Fazendeiros de Montemor. Em Montemor-o-Novo teve algumas aulas com o professor de piano Pinto Sá. Com cerca de 14 ou 15 anos mudou-se para Lisboa tendo trabalhado na construção civil e frequentado a classe de acordeão da Escola de Música Vitorino Matono, a qual se viu forçado a abandonar por impossibilidade de continuar a pagar as propinas.  Alugou um acordeão para, aos fins-de-semana tocar no Circo Cardinali, integrado num grupo de músicos com um trompetista, um viola e um baterista. Mais tarde adquiriu um acordeão a prestações, passando a tocar regularmente em bailes.

Em finais de 1971, ingressou no serviço militar, na Marinha de Guerra, seguindo a carreira militar até se aposentar, mas mantendo em paralelo a atividade como músico acordeonista em Portugal e no estrangeiro, tanto junto de comunidades portuguesas residentes na Europa e nos Estados Unidos da América, como integrado em tournées organizadas pela Associação de Amizade Portugal URSS.

Chico Montemor tocou ainda acordeão no Rancho Folclórico de Rio Frio e  no Rancho Folclórico e Etnográfico ‘Os Águias’ do Alto Estanqueiro.

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios