Voltar a Músicos

José Domingos dos Santos Ratinho

José Domingos dos Santos Ratinho (11-11-1946), residente em Olhos d’Água, Pinhal Novo, tocador de caixa de rufo ou de bombo, integrava em 2012 e 2013 o grupo de gaiteiros do círio.  Aprendeu a tocar bateria a observar o baterista do grupo de baile “ Os Rouxinóis dos Olhos d´Água”: “era um grupo com instrumentos de corda. Nesse grupo na bateria era um senhor coxo (tinha sido atropelado por um comboio)  e eu era pequenito e ficava ao lado dele a vê-lo tocar. E quando acabava o ensaio lá ia eu experimentar e ele dizia para mim “tens de aprender a tocar isto. E aprendi!” (entrevista a José Ratinho, 2012).

Tocou num grupo de baile intitulado Ritmo 65, antes de cumprir o serviço militar obrigatório. Finalizado esse serviço, regressou a Pinhal Novo onde fez parte do grupo de baile Karts e do grupo Primavera do concelho da Moita, tocando sempre bateria. Também fez parte do Grupo Musical Estrela, juntamente com Manuel Rei.

Desde cerca de 2000, em virtude do falecimento do tocador de bombo do Círio dos Marítimos, foi convidado para o substituir, ao lado do gaiteiro Toniber, do músico da Banda de Pinhal Novo e tocador de caixa de rufo Paciência, e do clarinetista Américo Carvalheira, ex-músico da Banda da Guarda Republicana e da Banda dos Loureiros de Palmela (Sociedade Filarmónica Palmelense).

Em 2013, foi presidente do Círio dos Olhos d’Água.

Entidades coletivas

Clique nos nomes para visualizar mais informações.

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios