O Grupo Coral da Coopinhal foi criado por sócios da Cooperativa de Consumo Popular Pinhalnovense, mais tarde denominada Pluricoop, da freguesia de Pinhal Novo, concelho de Palmela. Este coro misto apresentou-se ao público pela primeira vez em 1982, sob a direção de Feliciano Silva. A história deste grupo foi sumariamente descrita no Linha do Sul, o Boletim da Coopinhal:
“O Grupo Coral da Pluricoop é já uma realidade que muito justamente constitui motivo de orgulho, particularmente, para os Cooperativistas e para a População de Pinhal Novo, em geral.
Estreado em 27 de março de 1982 na Festa do 5º aniversário da Coopinhal e 1º aniversário do Jornal ‘Linha do Sul’, o Grupo Coral, tem vindo a realizar uma série de atuações, mais de duzentas, o que atesta bem da simpatia que tem sabido merecer em todo o sul do país, pois desde o Algarve ao Ribatejo, com maior incidência no Alentejo é, no entanto, no Distrito de Setúbal, que as atuações do Grupo atingem mais de 80%.
Atualmente, o Grupo é composto por 25 elementos, dirigidos, e bem, por Feliciano Silva, que é, sem dúvida, o seu grande mentor. Na parte musical destacamos o Senhor Norberto que, com a sua dedicação e o seu belo acordeão, trouxe outra dinâmica ao Grupo, pois este músico adaptou-se como ninguém ao seu género musical, que, como todos sabem, é música popular portuguesa.
O Grupo Coral encontra-se num bom momento, tendo-o aproveitado para fazer uma gravação em ‘estúdio’ com o apoio da Pluricoop, cuja Direção sempre o incentivou a continuar, cada vez mais e melhor. Foi em 6/1/99 no estúdio Musicorde.”
Reforço, Fernando (1999). “: Grupo Coral finalmente em ‘estúdio’”.
Linha do Sul: Boletim da Coopinhal – Cooperativa de Consumo Popular Pinhalnovense, 209. Palmela, p. 8.