Rancho Folclórico de Poceirão

O Rancho Folclórico de Poceirão - Palmela foi fundado em 2 de julho de 1971, em Poceirão. Teve como fundadores um grupo de seis homens: Tio Manuel Gravanadas, Manuel Fato, José Pagaime, Artur Dinis, António Batista e José Augusto Azenha. O ensaiador, nesta época, era Pedro da Silva.

Em 2019, o Grupo é ensaiado por Anabela Pagaime e tem cerca de 60 elementos (Rancho infantil e adulto), divididos pelo grupo de dança, pela tocata (reco-reco, bilha, 2 ferrinhos, 3 pandeiretas, matrecas e 3 acordeões) e 1 cantadeira (Maria Isalina).

O seu repertório sustenta-se nas raízes ribatejanas de um dos fundadores. As letras, de caráter popular, são escritas por Anabela Pagaime e alguns exemplos são “Ó Poceirão”, “Mondinhas”, “Vira de Cantine”, “Vira de João Galizo”.

Organiza anualmente três festivais: “Rancho Folclórico de Poceirão a festejar abril”, em comemoração do 25 de abril; “Festival do Aniversário do Rancho Folclórico de Poceirão”, em julho; e, “Festival da Saudade”, realizado em outubro, em memória dos elementos do Rancho falecidos.

sem som

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Periódicos

Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios