O Grupo de Cantares de Candal é um grupo informal que se junta para cantar e recriar as "festas da terra" da freguesia de Candal. Começaram a sua atividade com mais regularidade na década de 2010, na freguesia de Candal (União de freguesias de Carvalhais e Candal), no concelho de São Pedro do Sul.
É um grupo vocal feminino formado por nove elementos que cantam a três vozes reais: "encher", "descante" e "botar por cima". “Encher” cantado por Ana Martins, Laurinda Tavares, Luísa Campos, Custódia de Oliveira. “Descante” por Emília da Silva; “botar por cima” feito por Marcolina da Silva, Custódia Quental, Dorinda Quental, Laurentina Campos.
A responsável do grupo chama-se Ana Martins, não sendo propriamente ensaiadora ou diretora artística. É a pessoa responsável por organizar as saídas e comunicar com todos os elementos do grupo.
O grupo em 2019 atuou no festival Tradidanças, em Carvalhais e participou em algumas gravações realizadas na igreja de Carvalhais e na igreja da freguesia de Candal, a convite de investigadores do INET-md, da Universidade de Aveiro.
Em 2020, o grupo atua frequentemente junto do Grupo de Mulheres de Cabreiros.