Sociedade Filarmónica Palmelense "Loureiros"

A Sociedade Filarmónica Palmelense "Loureiros" e a sua Banda foram fundadas em outubro de 1852. 

A Banda dos Loureiros tem atuado ininterruptamente desde a sua fundação promovendo a divulgação da música escrita originalmente para Banda. Uma criteriosa política de escolha de repertório tem suportado este objetivo.

Em 1989, a convite do INATEL, representou Portugal no 10º Festival de Música de Sopros que se realizou em Viena de Áustria, organizado pela Associação Vienense de Música de Sopro, pelo Departamento de Cultura de Viena e pela Associação Internacional de Música de Sopro, na qual participam também Bandas da Alemanha, França, Luxemburgo, Dinamarca, Holanda, Hungria, Estados Unidos da América e da Áustria.

A crédito da Banda dos Loureiros estão inúmeras primeiras audições em Portugal de obras de autores de renome nos seus países como Alfred Reed, Don Gillis e Robert Jager, nos Estados Unidos, Luigi Orsomando, em Itália, Henk von Linschooten, na Holanda e outros.

Também na divulgação da música portuguesa esta Banda desempenha papel de relevo tendo em 1982 tido a honra de estrear em 1ª audição absoluta por Banda Civil a Suite “Otonifonias” de Joly Braga Santos – composta para Banda por encomenda da Secretaria de Estados da Cultura – com presença gratificante do próprio compositor. Também, em 1ª audição absoluta, estreou a peça “Homenagem ao Povo” do compositor Álvaro Cassuto e mais recentemente tem estreado obras de jovens compositores portugueses como a “Ode a Euterpe” de Jorge Salgueiro, “Abertura para uma Nova Era” e “Concerto para Duas trompetes” de Lino Guerreiro e “Prisma” de João Alves. Em 2013 estreou “Leonor Amore/Marie” Cherrie do compositor e maestro holandês Hardy Mertens num concerto dirigido pelo próprio autor.

Em julho de 1994 deslocou-se a Valencia (Espanha) para participar no Concurso Internacional de Bandas, competindo com Bandas de Espanha, Itália, Bélgica e Eslovénia, onde obteve o terceiro lugar geral. Em 2012 participou no 4º Concurso de Bandas de Vila Franca tendo ficado no 3º lugar da 2ª categoria.

A Banda dos Loureiros é a dinamizadora do Estágio de Banda Loureiros Palmela que decorre anualmente e que conta já com 10 edições. Estes estágios, em que têm participado músicos de todo o país, têm sido orientados por grandes nomes no seio das Bandas nacionais, como Paulo Martins, Alberto Roque e Fernando Palacino e mais recentemente por maestros estrangeiros de renome como Mark Heron do Reino Unido, Felix Hauswith da Suiça, Yibin Seow de Singapura, Lorenzo Della Fonte de Itália e em 2015 foi dirigido por Frank e Vuyst, maestro belga a residir em Espanha.

Neste momento é constituída por cerca de 60 elementos, a maioria dos quais com idades abaixo dos 25 anos e é dirigida desde julho de 2010 pelo maestro Pedro Ferreira.

sem som

Vídeos

Clique nas imagens para reproduzir os vídeos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Programas, Convites, Cartazes

Clique nas imagens para visualizar os documentos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Periódicos

Clique nas imagens para visualizar os periódicos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Manuscrito musical

Clique nas imagens para visualizar os manuscritos musicais e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Outros documentos

Clique nas imagens para visualizar os documentos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios