O Grupo Etnográfico Rusga de Joane foi fundado em 8 de março de 1991, na freguesia de Joane, no concelho de Famalicão.
Faz parte da Rusga de Joane o grupo vocal misto com 30 a 35 elementos. Cantam a três vozes: A “segunda voz” (voz que inicia a “cantiga” e sobre a qual se sobrepõe as restantes vozes) é feita por Ana Cecília, Ana Matos, Ana Daniela Castro, Ana Luísa Pereira, Catarina Saldanha, Daniela Dias, Jacinta Machado, Luísa Martins, Fátima Fernandes, Maria do Carmo, Maria Emília Pereira, Maria Engrácia Sousa, Maria Ivone da Cruz, Maria Lobo, Maria de Lurdes da Costa, Maria Machado, Rosa Alberto Gonçalves, Teresa Marques, Vânia Mendes, Amadeu Nunes da Silva, António Batista, Bernardino Pimenta, Camilo Alves, Joaquim Matos, Jorge Matos, Manuel Joaquim Dias, Nelson Alexandre, Ricardo Carneiro, Simão Lobo, Simão Matos e Vítor Machado; A “primeira voz” (voz imediatamente a cima da primeira voz) feita por Ângela Silva, Maria Celeste Pereira, Maria Conceição Azevedo, Maria Dores Batista, Maria Lúcia Mendes, Maria Lurdes Machado, Marta Matos, Patrícia Pereira, Rosa Natália Morais, Fernando de Sousa, Joaquim Batista, José Saldanha, Manuel Gonçalves, Ricardo Azevedo; o “guincho” (a voz mais aguda) feito por Ângela Silva, Maria Conceição Azevedo, Maria Lúcia Mendes e Marta Matos. Em certas cantigas os homens “metem” uma quarta voz, o “baixão”(voz mais grave que a segunda voz) que é feita por Bernardino Pimenta, Ricardo Carneiro, Ricardo Azevedo e Vânia Mendes.
Localmente, designam o seu repertório por cantigas e alguns exemplos são: “Sapatinho”,
“Loureiro” e “Diabo do Belho” (cantigas a 4 vozes (com baixão)), “Réu-réu pum”, “O do Réu”, “João Brandão”, “Moreira”.
O Grupo tem como diretor artístico Ricardo Carneiro e Ricardo Mendes como presidente. Está filiado na Federação do Folclore Português, CIOFF Portugal e é sócio da Fundação INATEL.
Em 2019, o grupo atuou na “11ª Feira Rural de Joane”, em Joane; na “Feira de Artesanato e Gastronomia”, em Vila Nova de Famalicão; no “Festival Folclore de Arouca”, na praça Brandão de Vasconcelos, em Arouca; na “Festa Santíssimo Sacramento”, na Póvoa de Lanhoso; no “FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão”; na “Tarde de Folclore”, em Ponte de Lima; nas “Festas da Vila de Joane”, no Parque da Ribeira na freguesia de Joane; na “Festa de S.João” em Guimarães; no “Arraial de S. António”, em Joane; Para além destas atuações o grupo estreou o espetáculo “Vivências – na senda do linho”, no auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, integrado nas comemorações do 28º aniversário do grupo.