Voltar a Bandas civis, filarmónicas ou de música

Banda da Escola de Música da Quinta do Picado

A Banda da Escola de Música da Quinta do Picado foi fundada a 10 de dezembro de 1974.

O surgimento dos primeiros alunos e o trabalho contínuo dos Professores fundadores constituíram assim os alicerces que deram origem à Banda, sendo que a primeira apresentação pública da Banda foi na Quinta do Picado, sob a égide do Maestro Fundador José Balseiro. Desde a sua fundação em 1974, a direção artística da Banda conheceu apenas outros dois maestros – Victor Saudade e Hugo Marinheiro – que foram sucessivamente elevando o nível artístico.

Por uma razão histórica, a Escola de Música é considerada o ex-libris da Associação. Ano após ano a Escola tem inscritos largas dezenas de alunos, nas classes de Formação Musical, Instrumento e Classes de Conjunto. A Escola é organizada pelo modelo curricular dos Conservatórios e Academias de Ensino Especializado e apresenta resultados visíveis no crescimento sustentado e no futuro de músicos profissionais, como é prova o ingresso crescente de alunos nos Conservatórios e em Instituições do Ensino Superior em Música, sendo que muitos deles hoje fazem parte de orquestras e são vencedores de concursos nacionais e internacionais.

Apesar da Banda da Quinta do Picado ser a valência principal da Associação, existem também em funcionamento uma Orquestra Ligeira, uma Orquestra Juvenil e uma Orquestra Infantil. Paralelamente ao funcionamento destas valências culturais, existem ainda Grupos de Música de Câmara, um Coro Litúrgico e um grupo de Modinhas Populares.

Com uma agenda anual de serviços bastante preenchida, a Banda da Quinta do Picado tem, na atualidade, um largo efetivo de músicos, na sua maioria formados pela sua Escola de Música. Já se apresentou em concerto com conhecidos artistas como Luís Represas e FF (Fernando Fernandes). Apresenta-se, igualmente, de norte a sul do país, em romarias (como é exemplo, a romaria de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo). Foi condecorada com 2016 com a Medalha de Mérito da Freguesia de Aradas.

Em 2018,

Presidente: Vítor Silva

Maestro: Óscar Saraiva

sem som

Figuras

Clique nos nomes para visualizar os respetivos perfis.

Imagens

Clique nas imagens para as visualizar no seu tamanho original e na suas legendas para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios