Recorte do jornal “Gazeta de Coimbra” (ano 13, n.º 1572), de 15 de Março de 1924, p. 4. A notícia descreve a chegada a Coimbra da Tuna da Universidade Central de Madrid e a recepção que lhes foi feita.
Transcrição da notícia: “Chegou ontem ás 21 horas a Coimbra no rapido de Lisboa, a tuna dos estudantes de Madrid, que na estação era aguardada por milhares de pessoas, vendo-se entre a assistencia muitas senhoras.
A academia, largamente representada, á chegada do comboio que conduzia a estudantina irrompeu com vivas á Espanha, soltando os espanhois vivas a Portugal. A banda de infantaria 23 executou o hino espanhol. Em manifestação, os nossos hospedes seguiram para a Associação Academica onde lhes foi oferecido um copo d’ agua. Ali lhes deram as boas-vindas os estudantes srs. Jacob Pinto Correia e Alberto Araujo, que ao mesmo tempo lamentaram que a visita oficial não fosse feita aos estudantes da Universidade de Coimbra que oficialmente haviam visitado os seus colegas de Madrid, e ainda que apenas horas antes da sua chegada tivessem, oficialmente, comunicado a noticia da sua visita.
Pelas ruas do trajecto houve muito povo que assistiu à passagem dos estudantes. Hoje serão recebidos na Universidade, na Sala dos Capelos, ás 14 horas e pela Camara Municipal ás 16 horas. A’ noite, no Teatro Sousa Bastos, haverá um sarau em que toma parte a tuna de Madrid.
A presidente de honra das festas á estudantiña é a sr.ª D. Angela Vilamoura, gentil filha do sr. Dr. Angelo da Fonseca. A tuna segue ámanhã, no rapido, para o Porto”.