A Banda Aliança “Pinho-Vila Maior” foi fundada pelo antigo pároco de Pinho, da Casa de Figueiredo, de Moldes e é sucedânea da antiga Banda de Moldes. Segundo tradição oral, a Banda apresentou-se pela primeira vez ao público no dia 8 de setembro de 1846.
Um outro pároco de Pinho, o padre Ricardo Figueiredo, também foi grande animador da Banda de Moldes, assim como o seu sobrinho, Fernando Figueiredo, antigo funcionário da Fazenda Pública.
Entre períodos áureos e períodos menos bons, a Banda sempre foi fiel ao bairrismo dos seus fundadores que a queriam constituída por elementos das duas freguesias (Pinho e Vila Maior).
Quando da publicação do Decreto sobre Festas, por D. José da Cruz Moreira Pinto, que restringia a área de atuação das filarmónicas à freguesia ou freguesias da residência e limítrofes foi deliberado mudar a sigla de Moldes para Pinho-Vila Maior.
A partir de outubro de 1996, a Banda de Música passou a possuir uma Escola de Música, que começou a funcionar com trinta e dois alunos.