Descrição:
Programa de Concerto pela Sociedade Coral de Lisboa, com a colaboração da Orquestra Sinfónica Nacional [Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional], sob a direção do maestro Frederico de Freitas. O concerto, promovido pela Associação Humanitária Cruz Branca, foi realizado no Teatro Nacional de S. Carlos no dia 7 de Junho de 1941. Na primeira parte do concerto foi interpretada a obra “Magnificat” (Cantata para 5 vozes solistas, coro e orquestra), do compositor J. S. Bach. Foram solistas os seguintes cantores: Ana Bierman (soprano), Stella Tavares (mezzo-soprano), Fernanda Coelho (contralto), Raúl Santos (tenor) e Silva Santos (baixo). Na segunda parte do concerto foi apresentada a obra “Missa Solene” (para quatro vozes solistas, coro e orquestra) de Frederico de Freitas. Foram solistas os seguintes cantores: Ana Bierman (soprano), Stella Tavares (mezzo-soprano), Raúl Santos (tenor) e Silva Santos (baixo). Os coros desta obra foram ensaiados pelo prof. Manuel de Oliveira.
Detalhes complementares:
Associação Humanitária Cruz Branca: “Festa organizada por uma Comissão de Senhoras da alta sociedade em homenagem aos Soldados da Paz”. Notas sem autor sobre as obras. Notas sobre a Associação Cruz Branca: Comissões de honra, organizadora e executiva. Críticas em publicações periódicas sobre os concertos de 8 e 9 de Abril com a autoria de Luís de Freitas Branco (O século) e Ruy Coelho (Diário de Notícias).
Evento:
Concerto pela Sociedade Coral de Lisboa. Lisboa, 1941
Figuras:
Ana Bierman de Brito Aranha, Fernanda Coelho, Frederico de Freitas, Manuel de Oliveira, Raúl Santos, Ruy Coelho, Silva Santos, Stella Tavares, Luís de Freitas Branco
Propriedade:
Universidade de Aveiro