Sociedade Coral de Lisboa

sem fotografia

            Foi a 15 de Junho de 1940 que a Sociedade Coral de Lisboa se apresentou em público, interpretando, por incumbência da Comissão Executiva das Festas do Duplo Centenário, no ato  solene de Sagres, a Missa Solene de Frederico de Freitas tendo sido interpretada também na Festa Missionária realizada na secção Colonial da Exposição do Mundo Português. A Sociedade Coral de Lisboa  foi fundada pelo Maestro Frederico de Freitas, sendo que os trabalhos preliminares estiveram também a cargo de uma comissão composta por Elisa de Sousa Pedroso, Laura Marques, Ana Bierman de Brito Aranha e Consuelo de Freitas sendo os seus orgão constituídos por: Elisa de Sousa Pedroso (Presidente),  João Silva Santos (Vice-presidente), Consuelo de Freitas e Raúl Santos (Secretários), Álvaro António da Silva (Tesoureiro), Laura Wake Marques, Ana Bierman Aranha e César Viana (Vogais) e Frederico de Freitas (Diretor artístico). Em 1941, no Teatro Nacional de São Carlos, apresentou-se pela primeira vez a título oficial em três concertos com as obras Magnificat de Bach e a Missa Solene de Frederico de Freitas. Entre 1940 e 1947 o repertório sinfónico incluiu obras como Missa Solene (1940), As Sete Palavras de Nossa Senhora (1947) de Frederico de Freitas, Magnificat de Bach (1941), Stabat Mater de Pergolesi (1942), Elias de Mendelssohn (1942), O Dilúvio de Saint-Saens (1942), Messias de Haendel (1944), ), 9ª sinfonia de Beethoven (1945), cantata Canto do Advento de Schumann (1946), Invocação dos Lusíadas de Viana da Mota (1946) e o Requiem de Fauré (1947), estando a trabalhar a obra Rei David de Honneger quando foi suspenso o subsídio financeiro da Emissora Nacional. Este coral contava com cerca de 80 coralistas, tendo trabalhado com a Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional e com solistas como Ana Bierman de Brito Aranha, Siva Santos, Olga Valente, Guilherme Kjölner, Maria Justina Pereira, Fernanda Coelho, Loureiro Dinis, José Eurico Lisboa, Raúl Santos, Stella Tavares, Maria Luíza Vieira Lisboa, Eduardo Freire, Isabel Bergström, Laura Marques entre outros. Os Concertos da Sociedade Coral de Lisboa tiveram lugar em Sagres (estreia), no Teatro Nacional de São Carlos, Teatro Rivoli (Porto), Sociedade Nacional de Belas Artes e Coliseu dos Recreios (Lisboa).

Autor: André Vaz Pereira

sem som

Programas, Convites, Cartazes

Clique nas imagens para visualizar os documentos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Correspondência

Clique nas imagens para visualizar a correspondência e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Outros documentos

Clique nas imagens para visualizar os documentos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios