O grupo informal de Cantares de Valadares, designado também de “Cantares da Gravia”, é um grupo que surgiu em 2020 da vontade de reunir novamente as vozes que anteriormente se juntavam no Grupo de Danças e Cantares da Serra da Gravia, fundado em 1981 e agora desativado.
É um grupo vocal misto que se organiza informalmente para fazer um “cantarolo”, na época do Natal ou Páscoa e em eventos como a Feira local e nas festas da Nossa Senhora dos Remédios. Não tem um número fixo de elementos e canta a três vozes. O grupo designa às suas vozes: o “grosso”, feito por Aurora Loureiro, Sara Rodrigues, Otília Loureiro, Fernanda Matos, Maria Duarte, Noémia Gonçalves, Maria do Aido Paredes, Evangelina Palma, Isabel Gomes, Ilda Beato, José Rodrigues, o “de fora” ou “descante” feito por Iolanda Gonçalves e Cidália Santos e “acima” ou "arriba" cantado por Otília Duarte.
São alguns exemplos do seu repertório a “Moda da Ceifa”, “Moda da Sacha”, “O Papagaio”, “A lindinha”, “Macieira do Adro”, “Cartinha de Amores”, “Ao passar do ribeirinho”, “Antoninho da Portela”, “Vai-te embora Antonio”, “Ó Delaide, ó Delaidinha”, “Lá vem o luar”, “Canário”, “O loureiro”, “Senhora das Dores”, “Aleluia” , “Outro Aleluia”, “Ave Maria” , “Reza do terço”, “Nossa Srª da Guia”, “Ai se fores ao S. João”, “A Rainha Dª Amélia”.