Voltar a Grupos de cantares e cantadeiras

Grupo Informal de Cantadeiras de Valadares

O grupo informal de Cantares de Valadares, designado também de “Cantares da Gravia”, é um grupo que surgiu em 2020 da vontade de reunir novamente as vozes que anteriormente se juntavam no Grupo de Danças e Cantares da Serra da Gravia, fundado em 1981 e agora desativado.

É um grupo vocal misto que se organiza informalmente para fazer um “cantarolo”, na época do Natal ou Páscoa e em eventos como a Feira local e nas festas da Nossa Senhora dos Remédios.  Não tem um número fixo de elementos e canta a três vozes. O grupo designa às suas vozes: o “grosso”, feito por Aurora Loureiro, Sara Rodrigues, Otília Loureiro, Fernanda Matos, Maria Duarte, Noémia Gonçalves, Maria do Aido Paredes, Evangelina Palma, Isabel Gomes, Ilda Beato, José Rodrigues, o “de fora” ou “descante” feito por Iolanda Gonçalves e Cidália Santos e “acima” ou "arriba" cantado por Otília Duarte.

São alguns exemplos do seu repertório a “Moda da Ceifa”, “Moda da Sacha”, “O Papagaio”, “A lindinha”, “Macieira do Adro”, “Cartinha de Amores”, “Ao passar do ribeirinho”,  “Antoninho da Portela”, “Vai-te embora Antonio”, “Ó Delaide, ó Delaidinha”, “Lá vem o luar”, “Canário”, “O loureiro”, “Senhora das Dores”, “Aleluia” , “Outro Aleluia”, “Ave Maria” , “Reza do terço”, “Nossa Srª da Guia”, “Ai se fores ao S. João”, “A Rainha Dª Amélia”.

Figuras

Clique nos nomes para visualizar os respetivos perfis.

Vídeos

Clique nas imagens para reproduzir os vídeos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios