Orquestra Nova de Guitarras

sem fotografia

A Orquestra Nova de Guitarras (ONG) fundada em 2005 é um projecto do Miguel Madaleno, seu actual director artístico. Este projecto de classe de guitarras do Pinhal Novo surgiu quando Miguel ainda estava na Sociedade Filarmónica União Agrícola também do Pinhal Novo (SFUA) onde aprendeu guitarra e trompete como segundo instrumento.

Em 2006 a ONG, constituída por dez músicos deu o seu primeiro concerto. Desde então tanto a escola, actualmente designada “Conservatorium”,  como o projecto tem vindo a crescer, tanto em número de alunos (a escola conta actualmente com 350) como em projectos.

Em 2010 foram convidados a tocar no Palácio da República, em Lisboa e receberam uma menção honrosa do presidente da República pelo trabalho que fizeram pela cultura.

Em 2011 um grupo de pais empenhados e sensibilizados com as necessidades inerentes ao projecto criam a Associação dos Amigos Juntos pela Orquestra Nova de Guitarras (AAJONG) com o objectivo de dar o suporte logístico ao projecto que não parava então de crescer.

Em 2012 a ONG mantendo o que é a sua missão e o seu conceito, ou seja, uma orquestra maioritariamente constituída por guitarras, integra outros instrumentos, do naipe de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão.

Em 2013 fizeram a sua primeira viagem internacional à Croácia e desde então todos os anos têm ido a outros países como Luxemburgo, Espanha, Itália. Em 2020 já têm programada a viagem a L.A., nos Estados Unidos.

O seu repertório é eclético e  composto por vários programas: o programa de “Tangos” que em algumas ocasiões inclui um par de dançarinos e outros instrumentos; o programa “Clássicos”; programa “Notas Soltas” o mais original de todos pois nele inclui todos os estilos. Todos os arranjos são feitos pela ONG.

Em 2017 nasce mais um projecto, o Coro do Conservatorium criado por iniciativa da professora de canto da escola e pelos pais dos alunos.

Em 2019 o Coro foi convidado pela banda de covers de Hard/Metal Rock mais acarinhada do Pinhal Novo,  os “Ferro e Fogo”, a participar num concerto especial e com outros músicos convidados: José Arranja (saxofone), José Negreiros (gaita de foles), Mário Mendes (percussão).  Os “Ferro e Fogo” conta já com 40 anos de existência e tem uma ligação próxima com a ONG: um dos guitarristas foi alunos e também membro da ONG.

Também em 2019 a ONG celebrou o seu 13º Aniversário com um concerto no emblemático Cineteatro São João em Palmela contando com a participação especial do seu coro e outros músicos convidados.   

 

Fonte: entrevista a Miguel Madaleno, director artístico da Orquestra Nova de Guitarras (28 de Maio de 2019)

sem som

Figuras

Clique nos nomes para visualizar os respetivos perfis.

Vídeos

Clique nas imagens para reproduzir os vídeos e nos seus títulos para visualizar os detalhes dos respetivos registos.

Apoios